Códigos de Ética importantes para o marketing jurídico
Novo Código de Ética e Disciplina da OAB. Entrou em vigor no dia 01 de setembro de 2016. É o principal instrumento que determina praticas éticas para a atuação do profissional advogado no Brasil. Toda pessoa que quiser trabalhar com comunicação e marketing para advogados (marketing jurídico) deve conhecer as linhas deste documento.
Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Este é o código de ética mais importante para quem deseja entender o marketing jurídico. Ele foi tema da minha monografia de conclusão da Pós Graduação em Marketing e Comunicação (2007)- O Código de Ética e Disciplina da OAB: questões comunicacionais.
Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB. Lei n. 8.906, de 04 de julho de 1994. De fundamental importância para o marketing jurídico. Estudei profundamente o Estatuto e fiz comentários na Monografia de conclusão da Pós Graduação em Marketing e Comunicação (2007) – Código de Ética e Disciplina da OAB: questões comunicacionais.
Assim com o Código de Ética e Disciplina, o Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB delimita e formaliza as atividades dos advogados e da OAB. Leitura obrigatória.
O Provimento 94 de 2000 trata diretamente sobre a comunicação e a publicidade de advogados e escritórios de advocacia. Leia e compreenda tudo. Apesar de muito importante, estudo também o Código de Ética, o Estatuto e o Regulamento Geral.
O Código de Ética Da ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto, formaliza as boas práticas de marketing direto, ou seja, de envio direto ao consumidor. Importante para conhecer o lado da ética do marketing no envio de folders e materiais do escritório.
Spam é uma prática horrível. A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, criou este código como uma forma de estabelecer limites nos envios de e-mails e mensagens indesejadas. E-mail marketing não é SPAM. Entenda.
A publicidade no Brasil é auto-regulamentada, ou seja, cabe ao CONAR decidir sobre reclamações da publicidade no território nacional. Grande conquista da publicidade. Apesar das restrições à publicidade no marketing jurídico, anunciar também é possível e vale a pena conhecer este código.
A atividade dos Relações Públicas (ou RPs) no Brasil também segue um código de ética. É bom lembrar que muitas (ou a maioria) das ações de marketing jurídico no Brasil são ações de RP. Conheça.
É o documento similar ao Estatuto da Advocacia e da OAB na Espanha. Ele define as atividades gerais do advogado espanhol e estabelece critérios para a atividade da profissão na Espanha.
A parte deontológica que pertence ao Estatuto do adotado na Espanha. Similar ao código de Ética e Disciplina da OAB no Brasil.
O Código de Ética dos advogados inscritos no Colégio Público de Abogados de la Capital Federal. Importante para entender as restrições éticas da atuação dos advogados na Argentina que, aliás, são muito parecidas com as brasileiras.
Estatuto do Colegio Público de Abogados de la Capital federal – Argentina. Similar ao Estatuto da OAB no Brasil. Define direitos e obrigações da atuação profissional dos advogados na Argentina – Capital Federal,
Reglamento Interno do Colegio Público Federal de Abogados de la Capital Federal – Argentina. Documento que regula a atividade profissional dos advogados, incluindo A Ley 23.187 e o Código de Ética.
Ley 23.187 que define os requisitos para o exercício da profissão de advogado na Capital Federal. Hierarquia, poderes, direitos etc.
O Código de Ética Da ABEMD – Associação Brasileira de Marketing Direto, formaliza as boas práticas de marketing direto, ou seja, de envio direto ao consumidor. Importante para conhecer o lado da ética do marketing no envio de folders e materiais do escritório.