É com muita alegria que apresentamos esta obra sobre o universo da publicidade e propaganda. Como toda obra acadêmica de porte didático, fizemos escolhas sobre os temas abordados de forma a abranger ao máximo a realidade da disciplina intercalando teoria e prática, de forma que você poderá ter uma visão ampla e assertiva sobre esta fascinante área da comunicação que a todos fascina e é capaz de despertar amor e raiva ao mesmo tempo. Amor pela abordagem precisa e divertida que a propaganda tem e raiva por seu potencial dilema ético quando mal utilizada.
A ambição desta obra foi a de reunir complexo arcabouço teórico de que necessitam os publicitários e também cases clássico e atuais que o iniciante precisa conhecer para entender os rumos que a disciplina tomou até aqui. Para que isso fosse possível, buscamos referências bibliográficas consagradas para cada um dos textos que você vai encontrar adiante. A interface com o mercado e os cases aqui apresentados são frutos de nossas experiências e vivências como aprendizes e pesquisadores.
Seguindo a proposta de outros livros desta coleção, o conteúdo divide-se em quatro unidades, todas elas enriquecidas com boxes de ampliação, seções especiais, exercícios para fixação e reflexão, além de links externos que buscam mais conteúdo para elucidar o corpus teórico trabalhado.
A unidade 1 traz uma boa visão sobre os sistemas de mercado, importante para a compreensão do universo mercadológico que nos cerca e com os quais a propaganda dialoga e a fundamental definição de posicionamento e, diferentemente das tradicionais obras sobre o tema, já apresenta cases clássicos da propaganda norte americana e brasileira como forma de estimula-lo a continuar com a leitura do restante da obra.
A unidade 2 apresenta as definições sobre os termos publicidade e propaganda, traça fundamental relação ente o marketing e a publicidade e propaganda, bem como oferece uma primeira viagem ao mundo das agências, desde o briefing inicial até a criação publicitária. O texto deixa claro que a publicidade necessita de informações mercadológicas para ser bem-sucedida. O capítulo termina com a definição de ROI (return on Investiment), afinal o dinheiro investido pelas empresas precisa ser comparado com os resultados obtidos com toda a comunicação.
A unidade 3 oferece uma viagem à história para que se possa compreender as condições que propiciaram o nascimento do marketing e da propaganda, bem como desnuda os clássicos mix de marketing (4Ps, 4As e 4 Cs) que sempre são utilizados de forma didática na maioria dos livros sobre o tema. O texto continua com o tema turismo como forma de exemplificar o marketing aplicado a um segmento de mercado e finaliza com conceitos importantes de semiótica.
A unidade 4 é dedicada ao funcionamento de agências de propaganda e as formas clássicas de organização interna. Mostrar o funcionamento das agências e as funções de suas principais áreas é importante para publicitários e não publicitários que desejam conhecer mais sobre o tema, pois evidencia a complexidade da atividade diária desses profissionais que apenas conhecemos por meio de seus anúncios. Quando somos expostos à publicidade não imaginamos a complexidade de sua gênese; é como ver a ponta de iceberg sem imaginar o que está por baixo. O capítulo termina com importante passagem pela legislação a que está sujeita a publicidade e a ética necessária em que está envolta. A propaganda é uma ferramenta poderosa que precisa estar sob constante vigilância para que não sejamos expostos a meias verdades ou mentiras e nossos direitos enquanto consumidores e cidadãos precisam ser respeitados.
Esperamos que esta viagem estruturada com muito cuidado e carinho seja extremamente prazerosa e que traga uma visão ampla desse fascinante mundo que nos impacta e envolve de muitas maneiras diferentes todos os dias e a todo momento.
Deixo aqui agradecimentos especiais aos envolvidos nessa empreitada fabulosa e ao CIP (Centro Interdisciplinar de Pesquisa) da Faculdade Cásper Líbero.
Divirta-se
Alexandre Augusto Giorgio